Comunicado de Imprensa:ASSINATURA DE ACORDO

• A Emabaixada do Reino dos países Baixos e a Fundação Lurdes Mutola assinam o acordo de financiamento que tem como objectivo o alargamento e expansão do projecto Desporto da Vida para a provívcia de Nampula, Distritos de
• O Projecto Desporto da Vida é um programa apoiado pelo Governo Moçambicano e implementado pela Fundação Lurdes Mutola em paraceria com as instituições locais de Juventude e Desportos nos distritos alvos.
• O Programa Desporto da Vida está orçado em EUR 700.000,00 (equivalente a 22.800.000,00MT), e no âmbito do acordo a Emabixada do Reino dos Países Baixos contribuirá com EUR 200.000,00 para os anos 2009 a 2011 no projecto, dedicados a expanção do programa para a província de Nampula. Este projecto conta com parceiros financeiros como a Oxfam Novib que contribui com EUR 400.000,00 e o Governo de Moçambique no âmbito do Orçamento de apoio a Fundação Lurdes Mutola através do Fundo de Promoção Desportiva.

• Com o apoio da Oxfam Novib a Fundação Lurdes Mutola implementou a primeira e segunda fase do projecto Desporto da Vida entre 2006 e 2007, que focalizou no desenho do mecanismo de formação, criação e publicvação do manual Craque, implementação de actividades de testagem em Namacha e Gurue e utilização prática do manual para a actividade de educação através da prática do desporto.
• O projeto pretende expandir as atividades da Fase I e II, fornecendo treinadores com as habilidades para realizar formação orientadas para a formação do desportista “role model”; ou como se diz em Moçambique: um Craque. Esta nova fase vai cobrir o resto do distrito Gurue e mais dois mais distritos na Província de Zambézia e ainda mais dois distritos na Província de Nampula.
• O manual inclui temas essenciais, tais como: futebol, habilidades, capacidades de comunicação, uma vida saudável, prevenção da drogas e HIV / SIDA. Estes temas fazem o necessário para tornar-se um tudo-em torno de jogador: um Craque dentro e fora do campo.
• Durante a primeira fase do programa DDV foram formados e treinados 24 formadores e apoiados para criar os novos craques; para que possam levar a cabo actividades de desporto na comunidade.
• Tendo o Desporto como um instrumento de desenvolvimento, e também, bo âmbito do vasto programa de apoio para o desenvolvimento deste belo Pais, a Embaixada do Reino dos Países Baixos decidiu fazer uma contribuição singela, mas importante para que as actividades deste projecto atinjam, de forma gradual, mais gente nos Distritos de Moçambique, contribuindo deste modo para o melhor desenvolvimento local..

Leave a Response

(will not be published)